Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2006

Descrição de um percurso atribulado

Sempre fui gorda, desde bebé. A minha mãe conta que nada me satisfazia. Era quase sempre a miúda mais gorda. Encontrar roupa que me servisse era um processo complicado. Havia alturas em que tinha consciência e vergonha da minha gordura, mas pouco ou nada fazia para alterar isso. Quando era miúda, os meus pais inscreveram-me na ginástica, conseguiram que eu perdesse alguns quilos mas à custa de uma grande humilhação porque eu não tinha jeito nenhum para dar cambalhotas, fazer a roda, dar saltos e outras actividades... Foi a estratégia errada.
Entretanto chegou a adolescência... Eu era uma miúda tímida e a minha gordura não ajudava... Como passava muito tempo sozinha em casa era frequente agarrar-me à comida. Fazia longos lanches quando chegava da escola.
O tempo foi passando. Há medida que ia aumentando de idade, ia fazendo tentativas infrutíferas de emagrecer que duravam pouco mais de uma semana. Assim, o peso foi aumentando ao longo dos anos.
Foi no meu primeiro ano de trabalho efectivo, ainda no decurso de uma depressão que mascarava com comida, que atingi o meu peso máximo: tinha 78 quilos, vestia o 44 e estava em risco de usar o 46. Foi então que resolvi que estava na hora de fazer uma dieta a sério e procurei ajuda. Estávamos em Setembro de 2002, tinha acabado de completar 24 anos.
Foi na Naturhouse que aprendi a fazer uma boa alimentação. De início foi difícil: deixar de comer hidratos de carbono, beber litro e meio de água por dia, só comer cozidos e grelhados, fazer jantares de peixe grelhado e ananás... Mas os resultados foram aparecendo. Perdia cerca de um quilo por semana e, como tinha, de certo modo o controle semanal da conselheira dietética, seguia à risca o que ela me mandava fazer e as coisas funcionavam.
E assim, consegui ir reduzindo os quilos a mais. Cheguei aos 62 quilos. A meta, na altura, era atingir os 60. Tinha reduzido já dois tamanhos. Vestia o 40 e já me enfiava em alguns 38. Largara o XL e já vestia o L. Olhar o meu reflexo no vidro de uma montra era agora um orgulho, aliás nas primeiras vezes nem me reconhecia e isso traduzia-se em pedaços de felicidade.

Continua...
publicado por Pauxana às 00:55
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De Anónimo a 2 de Fevereiro de 2006 às 15:18
Olá novamente!
Estou a gostar das tuas msg no blog.
Fiquei curiosa quanto ao teste que apresentas no teu blog do lado direito, eu também gostaria de o fazer. Podes dizer em que site o fizeste? Também eu ando em luta contra as "gordurinhas"!!
Obrigada e Força! AmendoinhaAmendoinha
</a>
(mailto:Amendoinha@sapo.pt)
De Anónimo a 2 de Fevereiro de 2006 às 14:26
Ola amiga...
muito benvinda ao mundo da blogsfera light portuguesa.....espero poder-te ajudar no que for preciso, e tb de aprender alguma coisa nova com as tuas experiencias anteriores...estamos todas juntas nesta luta contra os kilinhos a mais....um optimo dia..um beijoisaloura
(http://tirandokilos.zip.net)
(mailto:isaloura@hotmail.com)
De Anónimo a 2 de Fevereiro de 2006 às 13:53
Olá bem vinda aos blogs..vou-te adicionar tá?? beijinhoscaralinda
(http://caralinda.blogs.sapo.pt)
(mailto:caralinda10@sapo.pt)
De Anónimo a 2 de Fevereiro de 2006 às 10:23
Ola linda!Também eu sei bem o que isso é, mas infelizmente nunca procurei ajuda, até porque vivo em Bragança e, como tipica cidade do interior, aqui não há nada, tirando as farmacias e ervanarias em que pouco confio...
Tenho 1,56, peso 60 quilos, sei bem que uns quilos a mais podem "arruinar" uma pessoa, e tento emagrecer já há um longo tempo. Tal como tu, a barriga e celulite é que é o pior...mas tu tens algo que eu nao tenho, coragem de ir em frente...parabénsLita
</a>
(mailto:carla.goncalves@gmail.com)
De Anónimo a 2 de Fevereiro de 2006 às 09:58
Olá

bem vinda ao grupo. Vou adicionar o teu link aos meus links da minha pagina. Conto contigo p nos ensinares mais coisas sobre as tuas experiências passadas. Beijos e boa sorte p os kilinhos q faltam até a tua meta.gordinha
(http://pesoamais.blogspot.com)
(mailto:patitis@iol.pt)
De Anónimo a 2 de Fevereiro de 2006 às 09:51
Olá,

Deixo esta msg de apoio para este inicio de batalha e identifico-me mt ctg, pois tmb foi com 24 anos e a beira de vestir o 46 ke realmente decidi por um fim a esta alimentação mal regrada.
Começei a 3 semanas , ainda nao tenho grandes resultados , mas tmb ainda nao me desmotivei, coloquei a meta de 1 ano para conseguir alguns resultados. Se quizeres passar no meu blog é
monibelcarvalho.blogspot.com
messenger: monysa81@hotmail.com

Se precisares de conversar , conta cmg... as vezes faz falta.

Bjs e força.. vais conseguirmonica
(http://Monica Isabel)
(mailto:monysa81@hotmail.com)

Comentar post