Depois dos meus deslizes decidi voltar a portar-me bem. Esta semana não me vou pesar. Estou inchadíssima... Além disso prefiro ser controlada mesmo só pela nutricionista. Entretanto decidi adquirir um produto novo para me auxiliar na perda de peso. Chama-se IMC e é um programa de 10 dias. Não sei se vai resultar ou não mas como é um pó para diluir em água, pelo menos vai-me obrigar a beber líquidos...
Junto com as carteirinhas de pó vem um livrinho que tem umas dicas muito interessantes. Entre outras coisas trás um programa alimentar para esses 10 dias. Como não é muito diferente do que já faço, não vou segui-lo. Mas trás outras coisas interessantes. Decidi transcrever-vos algumas, embora muitas não sejam novidade, e tentarei na medida do possível digitalizar outras, nomeadamente exercícios.
Alimentos a privilegiar:
· água - pode-se consumir à vontade os caldos sem gordura, as tisanas e as bebidas gasosas sem açúcar. O chá e o café podem também fazer parte do regime.
· os cereais - escolher o pão, os cereais e as massas à base de farinha integral, sem gorduras nem açucares adicionados.
· os produtos lácteos magros - prefira os produtos lácteos magros ou parcialmente desnatados, o queijo branco (-20% de MG) ou os queijos frescos magros.
· os peixes e as leguminosas - pensar mais vezes no peixe e nas leguminosas, ricos em proteínas mas com baixo teor de gordura.
· as carnes - é preferível grelhar ou cozer a carne, mesmo que escolha as mais magras e de retirar sempre a pele às aves. Carnes vermelhas: 80% de lípidos. Carnes brancas: 20 % de lípidos (esta surpreendeu-me)
· os frutos e os legumes - pode comer a maior parte dos frutos e legumes, crús e cozidos, sem grande restrição.
· os aromatizantes e especiarias - não salgar os alimentos mas dar-lhes gosto: utilizar especiarias, condimentos, ervas aromáticas, etc.
Alimentos a evitar
· alcool e sodas - muitas calorias e poucos elementos nutritivos.
· os produtos lácteos gordos - evite os produtos lácteos à base de leite gordo, as natas, os gelados, os queijos gordos e a manteiga.
· a adição de açúcar ou gorduras - o miolo do pão, os cereais, os bolos e os biscoitos aos quais foi adicionada matéria gorda e açúcar deverão ser também eliminados.
· as carnes gordas - os grupos de carnes gordas (entrecosto...) os produtos de charcutaria e as salsichas são de evitar.
Uma informação importante
Uma retoma de peso resulta de um desequilíbrio entre o consumo dos alimentos e da utilização que lhe damos. Se a energia gasta pelo organismo é igual à dos alimentos consumidos, a massa adiposa não varia. Em contrapartida, desde que o aporte de calorias é maior do que as que se gastam, o excesso será depositado em forma de gordura.
Se este excesso é repetido constantemente, leva-o lentamente a um aumento de peso.
Os meus links